Formação

Oi! Me chamo André Fiaschi, tenho 35 anos e atualmente moro em Londres.

Sou Arquiteto e Urbanista, formado pela PUC-GO em 2011 e pós graduado em MBA de Gestão de Projetos em 2013 pelo IPOG, ambos em Goiânia. Também comecei uma pós em BIM Specialist mas cancelei por que era muito ruim! 😅

Entrei na faculdade em 2006, incialmente em Design Gráfico na UFG mas, no ano seguinte, troque de curso. No mesmo ano, fiz um curso particular de AutoCAD e, logo em seguida, tive contato com SketchUp através de um professor da faculdade. Lembro que o meu primeiro projeto já entreguei modelado em 3D e com os desenhos feitos no AutoCAD. Percebi aí um gosto pelo lado tecnológico da Arquitetura.

Fora isso, venho estudando programação com Dynamo para Revit e aprendendo mais sobre IFC. Pretendo continuar me aprofundando cada vez mais no mundo BIM e em assuntos relacionados à tecnologia no mundo AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção).

Revit

Conheci o Revit ainda na faculdade em 2009 por meio de um dos colegas veteranos. Esse mesmo colega era tutor de um curso de 100 horas, na escola “Espaço Tempo”, em Goiânia, que tinha sido fundada por ele. Mergulhei de cabeça e, logo após o curso, apresentei o Revit no escritório em que trabalhava e comecei a implantá-lo. Por sorte era um escritório pequeno que permitiu essa aventura.

Desde então trabalho com Revit! Já passei por todo tipo de perrengue. No início, a biblioteca de famílias do Revit era terrível e cheguei a usar blocos do CAD nas plantas para contornar esse problema. Já modelei muita coisa errada, já tentei mil e uma gambiarras e já tentei passar por cima de muita coisa.

Hoje tenho um olhar mais realista sobre o Revit e uma conduta mais pé no chão com as inúmeras formas de se modelar um mesmo item. As possibilidades são infinitas e isso, às vezes, leva as pessoas a exagerarem na quantidade de informações ou à errarem na escolha da metodologia. Antes de fazer, pense muito. Muito.

Pra mim, o maior desafio é encontrar esse equilíbrio entre o poder do Revit/BIM e um nível gerenciável de informações. Isso tudo dentro de um modelo pensando da uma forma mais enxuta possível e que faça sentido.

Experiências

Durante a maior parte da minha vida profissional, trabalhei com projetos de Arquitetura residencial, Interiores, lojas e alguns projetos de tipologias variadas. Por um período, trabalhei na Prefeitura, e tive a experiência de utilizar o Revit em projetos urbanísticos de praças e outros equipamentos públicos. Também cheguei a ter meu próprio escritório, juntamente com minha sócia e ainda muita amiga Juliana Quinta. 😉

Em 2018, me mudei para São Paulo em busca de novas áreas na arquitetura. Foi aí que comecei a trabalhar no Grupo Bio Ritmo, mais conhecido como Smart Fit.

Foi de longe a melhor experiência da minha vida! Além de vários colegas, aprendi MUITO sobre projetos roll-out de médio e grande porte, planejamento, gestão, coordenação de equipe (de fato) e, claro, a vivência em uma empresa grande e organizada. Nessa época, fizemos um projeto totalmente em BIM, partindo do zero: Unidade Pedro Corrêa, em Jacarepaguá, RJ.

Em seguida veio a pandemia. Acabei tendo que me desligar da Smart Fit e fiz uma passagem breve pelo Studio Guilherme Torres. Apesar de breve, entrei em uma posição de “Especialista em Revit” o que me trouxe vários desafios, principalmente pelos níveis de exigência elevados quanto à desenhos e representação.

Acabou que me minha ficha caiu e percebi que realmente queria trabalhar com isso: Revit e BIM!

Foi nessa época que surgiu o projeto ARQPWR e logo depois comecei a desenvolver o Template ARQPWR com os conhecimentos de todos esses anos, desde 2009, e ainda evoluindo.

Marcante

Após um tempo, fui selecionado para uma vaga de BIM Specialist, na Fox Engenharia, onde trabalhei diretamente com Banco Santander na implantação do BIM.

Nesse projeto, juntamente com a equipe BIM da Fox Engenharia, fui responsável por desenvolver as famílias e template para o Santander. Transformamos mais de 5.000 itens da planilha de orçamentos em famílias (sistema e carregáveis de todas as disciplinas). Todas elas programadas para extrair o valor necessário para ser enviado para o Excel. Além da parte de orçamento, também estamos reestruturando os padrões de representação de projetos e fluxo de trabalho, pra que tudo fiquei o mais fluido e automatizado possível!

Fora isso, o ARQPWR toma grande parte do meu tempo na produção de conteúdos, pesquisa, criação de famílias e melhorias no Template ARQPWR.

Cada dia VÁAAARIOS aprendizados novos e muitas descobertas no mundo do Revit e BIM!

Hoje

Preciso escrever…